Os Centros Vocacionais Tecnológicos são unidades operacionais do INSTITUTO CENTEC voltadas para a extensão tecnológica onde são oferecidos cursos de formação inicial e continuada a trabalhadores em geral, com o objetivo de torná-los aptos a enfrentar o competitivo mercado de trabalho.
Atualmente temos trinta e três Centros Vocacionais Tecnológicos espalhados por todo o interior do Estado do Ceará.
Os CVT's são unidades operacionais comandadas pela Diretoria de Extensão Tecnológica - DET, o Instituto CENTEC oferece cursos de formação inicial e continuada de trabalhadores nas áreas de agropecuária, comércio, construção civil, gestão, indústria, informática, meio ambiente, química, recursos pesqueiros e turismo, através dos quais são difundidas as tecnologias geradas e adaptadas pela pesquisa com modelo pedagógico único.
Essas mesmas unidades operacionais capacitam, em ciências, os professores das escolas públicas e oferecem práticas laboratoriais, em física, química, biologia, matemática e informática, aos alunos dessas mesmas escolas, além de prestarem consultorias, assistência técnica e outras modalidades de extensão.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
CVT DE IPU MINISTRA CURSO DE MECÂNICA DE MOTOS NO MUNICÍPIO DE IPUEIRAS-CE
OS CVT's REALIZAM EM MARAGUAPE A FESTA JUNINA
O CVT DE IPU PARTICIPA DO CONGRESSO DE APICULTURA REALIZADO EM ARACAJU/SE.
PROGRAMAÇÃO DE MAIO A JULHO DE 2010.
INCLUSÃO DIGITAL, DIREITO DE TODOS.
CVT REALIZA SONHO
CURSO: MECÂNICA DE MOTOS
PROCESSAMENTO DE CHOCOLATE - CRAS IPUEIRAS
PROCESSAMENTO DE CHOCOLATE
SEMANA DO MEIO AMBIENTE: MANEJO E CONSERVAÇÃO DOS RECURSOS NATURAIS
SEMANA DO MEIO AMBIENTE: SUSTENTABILIDADE
CURSO - ELETRICISTA PREDIAL
CVT DE IPU
HISTÓRICO DO CVT DE IPU
O Presente histórico tem por objetivo
apresentar as principais atividades realizadas por este Centro Vocacional
Tecnológico de Ipu (CVT-IPU) no período de dez anos que deu início a suas
atividades em 24 de agosto de 1998.
Este CVT consta, ademais de Ipu, dos
seguintes municípios em sua área de abrangência: Ipueiras, Nova Russas,
Ararendá, Guaraciaba do Norte, Croatá, Pires Ferreira, Reriutaba, Poranga e
Varjota.
Destaca-se que três deste municípios, inclusive Ipu, constam do
Plano de Desenvolvimento Turístico do Estado do Ceará.
Durante todo este período de agosto de 1998 a dezembro de 2009 tivemos um total de 10.963 participantes nos cursos profissionalizantes do CVT de Ipu.
Onde foram ministrados diversos cursos nas seguintes áreas: Agropecuária, Construção Civil, Indústria, Comércio, Turismo, Meio Ambiente, Recursos Pesqueiros, Gestão, Química e Informática. Também capacitamos com práticas laboratoriais em Biologia, Química, Física e Informática, alunos e professores das escolas públicas e particulares.
Não podemos deixar de informar sobre a parceria entre o CVT e a Prefeitura Municipal de Ipu, que desenvolvem projetos na areia de educação proficional e continuada e na área de saúde. Somente este ano em parceria com o governo do estado está sendo invertido R$ 140.000 para a construção e compra de equipamentos para a sala de video conferência; Temos também uma parceria importante com a Fundação Nacional de Saúde – FUNASA no que tange a um criatório com peixes Tricogaster (Trichogaster trichopterus) para o controle da larva do mosquito da dengue. O CVT de Ipu dispõe também de dois kit do agropecuarista destinados aos criadores de bovinos, ovinos e caprinos onde esses kit são emprestados a todos os agropecuarista do município de Ipu e regiões circunvisinhas.
O CVT de Ipu administra também o Centro Digital do Ceará – CDC do município de Pires Ferreira atendendo durante dois anos de funcionamento um total de 420 alunos.
O CVT de Ipu foi responsável pela coordenação e implantação do projeto de apicultura financiado pelo FECOP nos municípios de: Ipueiras, Reriutaba e contribuiu na implantação do projeto nos municípios de Granja, Mucambo, Graça, Ipaporanga, General Sampaio e Chaval. Sendo um CVT de destaque na área de apicultura. O CVT também dispõe de um kit de extração de mel e um kit para beneficiamento de cera das abelhas destinado a empréstimos aos apicultores do município de Ipu e regiões circunvisinhas que não dispõe destes kit que são essenciais para uma boa produção do seu produto que lhes dão uma boa geração de emprego e renda.
Nenhum comentário:
Postar um comentário