terça-feira, 22 de novembro de 2011
CURSO DE CAD NO CVT DE IPU
quarta-feira, 16 de novembro de 2011
CVT DE IPU MINISTRA CURSO DE BOMBEIRO HIDRÁULICO NO MUNICÍPIO DE IPUEIRAS
quarta-feira, 26 de outubro de 2011
CVT DE IPU, SEBRAE/CE E SEDET REALIZAM A III SEMANA DE CIÊNCIAS & TECNOLOGIA DA IBIAPABA
A III SEMANA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA IBIAPABA foi realizada pelo Instituto CENTEC/CVT de Ipu, SEBRAE/CE e SEDET – Sec. de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, o evento ocorreu em dois momentos, no CVT e na Praça Delmiro Gouveia, e teve a finalidade de promover o acesso a Ciência, a Tecnologia e a Inovação aos empreendedores, Micro e Pequenos Empresários, e estudantes da Ibiapaba fortalecendo o conhecimento através da Ciência, Tecnologia e Inovação, proporcionado um cenário apropriado para o desenvolvimento técnico-científico.
A III Semana de Ciência e Tecnologia da Ibiapaba balizou uma vitrine para região da Ibiapaba, local carente de eventos na área de Ciência e Tecnologia. A Semana Ciências & Tecnologia teve início dia 18 no CVT, na ocasião da abertura oficial foram convidados para compor a mesa as seguintes autoridades: Lucileide Lourenço de Oliveira - Analista SEBRAE agencia Ipu; Antonio Cícero Jerônimo de Sousa – Coordenador do CVT, Antonio Adriano Martins – Sec. de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico – SEDET – representado o Exmo. Sr. Henrique Sávio Pereira Pontes – Prefeito Municipal; Carmem Lúcia Pinto -Presidenta da Câmara Municipal de Ipu e Sr. Antonio Milton Pereira – Secretario de Infra estrutura. Após o pronunciamento das autoridades enfocando a importância do evento foi realizado um Seminário com o tema “MUDANÇAS CLIMÁTICAS, DESASTRES NATURAIS E PREVENÇÃO DE RISCO”. A palestra foi conduzida pelo Jovem Iranildo de Sousa Ferreira representante do Climate Champions do Brasil no Global Ideas e coordenador do Grupo de Trabalho sobre Programa da 7ª Conferência da Juventude na 17ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima (COY7-COP17).
Nos dias 19 e 20 de outubro foram realizadas aulas práticas, visitas aos laboratórios e mini cursos no CVT:
Sala A – Resíduos Sólidos e Desenvolvimento, ministrado por Antonio Marcos Silva Sampaio – Administração - UVA(BIODIVERSIDADE/CRESOL).
Sala B – Sustentabilidade ministrado por Antonio Cícero Jerônimo de Sousa – Engenheiro Agrônomo – UFC (CENTEC / CVT de IPU).
A partir das 19 horas do dia 20 foi realizada uma conferência com o tema “Sustentabilidade do Planeta”. Palestrante Ávila Capibaribe (Consultor do SEBRAE)
Nos dias 21 e 22 de outubro realizou-se a III Freira de Ciências e Tecnologia da Ibiapaba – “Inovação, Empreendedorismo e Desenvolvimento Sustentável” que contou com a participação de 30 Empresas e 10 Instituições de Ensino e aproximadamente de cinco mil pessoas, incluindo, representantes das escolas da rede pública e particular, universitários e outros (empreendedores, micro e pequenos empresários).
Durante todo o evento foram apresentados vários projetos Técnico-científicos dos alunos das escolas de ensino médio e de micro e pequenos empresários da Serra da Ibiapaba. Varias empresas do setor de tecnologia estiveram expondo seus produtos e serviços. O CVT esteve presente com stand expondo os resultados dos trabalhos realizados durante 2011 e desenvolvendo ações de responsabilidade social como: corte e escopa de cabelos, produtos reciclados e outros em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico de Ipu e SEBRAE/CE.
A III FERIA DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DA IBIAPABA culminou com a entrega dos certificados aos participantes, divulgação dos projetos premiados e uma diversificada programação cultural. A premiação em primeiro lugar E.E.E.P. Antonio Tarcísio Aragão e em segundo lugar E.E.E.M Auton Aragão.
Intervenções Culturais: Evandro Sousa, Grupo Ícaro (Crôata-CE) e Banda Toxemia.
quinta-feira, 20 de outubro de 2011
sexta-feira, 30 de setembro de 2011
sexta-feira, 5 de agosto de 2011
CVT CONSTRUINDO UM SONHO
CURSO DE ARTÍFICE DA CONSTRUÇÃO CIVIL - PEDREIRO
Além de capacitar jovens e trabalhadores o CVT está realizando o sonho da Casa Própria.
Esta é mais uma Ação de Responsabilidade Social do CVT de Ipu, qualificando Mão de Obra e construindo um Brasil rico e sem pobreza.
quinta-feira, 4 de agosto de 2011
PARCERIAS DO CVT DE IPU COM SEDET E SEBRAE POSSIBILITARÁ A CAPACITAÇÃO DE 75 CABELEIREIROS E 50 COSTUREIRAS
O CVT de Ipu firma parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e o SEBRAE com a finalidade de capacitar 75 cabeleireiros e 50 costureiras. As instituições envolvidas somam esforços para a realização desta capacitação.
O programa foi lançado nesta segunda feira dia primeiro de agosto e já surgiu efeito na vida dos ipuense. Terça feira dia 2 foi realizado no CVT a primeira reunião para seleção dos futuros cabeleireiros. A reunião foi um sucesso. A sala polivalente do CVT foi pequena para tantas pessoas. Estiveram presentes a reunião mais de 50 pessoas entre as quais destacamos a presença do Adriano Melo, do Secretário de Desenvolvimento Econômico, Antonio Cícero Jerônimo , Coordenador do CVT e o Administrador de Empresas, Marcos Sampaio, representando a Sra. Lucileide Lourenço, Articuladora do SEBRAE de Ipu.
O coordenador do CVT elogiou muito a parceria e acredita que o CVT poderá contribui de forma relevante no desenvolvimento da terra de Iracema capacitando jovens e trabalhadores. Mais alerta que só a capacitação não é suficiente, precisamos de parceria forte e comprometida com essa causa.
Adriano Melo apresentou o programa, que vai deste a capacitação até a formalização do profissional e ressaltou o grandioso trabalho realizado pelo CVT e SEBRAE na cidade de Ipu.
Marcos Sampaio ao iniciar suas considerações enfatizou o Grande empreendedor ipuense, Delmiro Gouveia, e que a vontade de abrir o próprio negócio é um desejo da maioria dos brasileiros. Em seguida apresentou o programa de apoio que o SEBRAE oferece aos Micro Empreendedores Individuais
quarta-feira, 13 de julho de 2011
Parcerias do Centec com ministérios asseguram recursos
A Oficina de Busca de Estratégia e Prioridades, realizada nos dias 8 a 10 de julho pelo Instituto Centec e Secitece, que inicia o planejamento estratégico da instituição até 2020, produziu resultados imediatos. O principal deles foi anunciado pelo secretário executivo do Ministério da Educação, José Henrique Paim Fernandes, ao assegurar que o Centec vai participar do Pronatec.
Lançado este ano pelo presidente Dilma Rousseff, o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego (Pronatec), prevê investir R$ 2 bilhões para gerar 6 milhões de matrículas até 2014. Paim disse que o planejamento do Centec vai traçar rumos da educação profissional no Ceará. “O MEC vai dar todo apoio às políticas apontadas aqui”, disse ele, na manhã do domingo, dia 9.
O secretário veio ao Ceará a convite do ministro do Tribunal de Contas da União, Ubiratan Aguiar, que deu a palestra magna de abertura do evento sobre o tema Educação Profissional Brasileira: Avanços e Desafios. Ele lembrou a criação dos CVT pelo deputado Ariosto Holanda e se mostrou um grande aliado do Centec e da educação profissional. Ariosto colocou-se à disposição para trabalhar pela viabilização das propostas e metas do Instituto Centec produzidas no encontro de planejamento, também prestigiado pelo deputado Domingos Neto.
Geórgia Aguiar disse que fará reuniões regionais nos municípios onde o Centec atua. A ideia, segundo ela, é saber qual o Centec que a sociedade cearense quer, para alinhar os cursos e ações da instituição. O secretário-adjunto da Secitece, Almir Bittencourt, apontou como oportunidade para a atuação do Centec o Sistema Brasileiro de Tecnologia, recém lançado pela secretaria estadual. O Sibratec vai organizar redes de extensão tecnológica e atender micro e pequenas empresas.
Durante a oficina foi apontada por unanimidade pelos parceiros e beneficiários dos serviços de educação profissional e tecnológica do Instituto Centec a necessidade de criação de um Fundo de Educação Profissional e Extensão Tecnológica como prioridade principal a ser conseguida até 2020. O Mato Grosso já tem um Fundo constitucional para financiar as ações do setor, projeto do Executivo aprovado pela Assembleia Legislativa em 1992 e depois aperfeiçoado em 1994. O Fundo cearense poderia também financiar as ações das Escolas Estaduais de Educação Profissional que trabalham com o Ensino Médio Integrado, das quais cerca de 70 já foram implantadas, das 120 previstas no atual governo.
O secretário de Planejamento e Ordenamento da Aquicultura do Ministério da Pesca, Felipe Matias, iniciou articulação com Geórgia Aguiar em um projeto de cerca de R$ 4 milhões na área de aqüicultura em 10 açudes do Ceará. Segundo ele, o programa de inclusão produtiva da ação combate à miséria, slogan do governo federal, que no interior tem como foco a capacitação e assistência técnica, é a cara do Instituto Centec.
Diretor do Departamento de Tecnologia Agropecuária da secretaria do Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo do Ministério da Agricultura, Roberto Loreno disse que o relacionamento com o Centec vai trazer resultados logo em 2012. “Estávamos à procura de uma instituição com a capilaridade e a estrutura do Centec para transferência de tecnologia ao homem do campo”, disse ele, que agendou presença em outubro em Quixeramobim na Semana de Tecnologia da Fatec Sertão Central.
O secretário de Políticas Públicas e Desenvolvimento Regional do Ministério da Integração Nacional, Sérgio Duarte de Castro, disse ter ficado surpreso com a rede de capacitação profissional do Instituto Centec. O secretário citou a possibilidade imediata de parcerias com o Centec nas ações do Ministério no programa de capacitação tecnológica em oito perímetros irrigados, proposta pelo deputado Ariosto, com o Dnocs e Codevasf, e também na execução de programa nas áreas de ovinocaprinocultura e apicultura.
A chefe de Gabinete da Secretaria de Economia Criativa recém criada no Ministério da Cultura, Teresa Cristina Oliveira, identificou realizações do Instituto Centec na área foco da atuação comum e trocou informações com Geórgia Aguiar para que sejam enviados a Brasília os primeiros projetos do Ceará para execução na rede de CVTs, CVTec e Fatec.
O coordenador de Subvenção Social do Ministério da Justiça, Manuel Teles, por sua vez, encaminhou parcerias com os prefeitos presentes e o Instituto Centec para que o Ceará possa apresentar projetos para obter recursos das apreensões de bens apreendidos pelo narcotráfico. Estima-se que a Polícia Federal tenha 600 veículos e a polícia civil mais 200, além de imóveis que eram de traficantes e podem ser leiloados para financiar projetos sociais. Geórgia Aguiar destaca o apoio dado à realização da Oficina pelo BNB, Secretaria de Turismo da Prefeitura de Fortaleza, Instituto Centec, CREA-CE e Assembleia Legislativa.
Participaram do evento, do início ao fim, os prefeitos Odvar Facó, de Beberibe; Guilherme Landim, de Brejo Santo; Aninha de Kito, de Fortim, e Frank Gomes, de Itaiçaba. Os representantes de Ministérios convidados coordenam políticas que estão incluídas nas linhas de atuação do Instituto Centec. O evento potencializou a troca de informações e a oportunidade para parcerias.
http://www.centec.org.br/index.php/noticias/81-ultimas/802-parcerias-do-centec-com-ministerios-asseguram-recursos-
terça-feira, 12 de julho de 2011
COORDENADOR DO CVT DE IPU PARTICIPA DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DO INSTITUTO CENTEC.
Confira fotos dos melhores momentos do Planejamento Estratégico do Instituto CENTEC.
http://www.centec.org.br/index.php/noticias/81-ultimas/801-confira-fotos-dos-melhores-momentos-do-planejamento-estrategico-do-instituto-centec-
sexta-feira, 1 de julho de 2011
COORDENADORES DOS CVT's DA REGIÃO NORTE ESTÃO REUNIDOS EM ACARAÚ
CVT's reunidos: Ipu, Santa Quitéria, Granja, Acaraú, Viçosa do Ceará, Massapê, Amontada, São Benedito, Crateús e Groairas.
Na oportunidade, agradecemos a coordenadora anfitriã Dra. Maria de Lurdes Linhares Ribeiro, carinhosamente chamada de Lurdinha, pela maravilhosa recepção.
terça-feira, 21 de junho de 2011
CVT DE IPU REALIZARÁ NO LOGRADOURO DE BURITI MUNICÍPIO DE IPUEIRAS O CURSO HORTAS ORGÂNICAS
Essa será mais uma ação de responsabilidade Social do CVT de Ipu na procura de capacitar Mão de Obra qualificada e construir um Brasil rico e sem pobreza.
Informações no CRAS - Ipueiras ou no CVT de Ipu.
Fone: 88 - 3683 3914
E-mail: cvt_ipu@centec.gor.br
sexta-feira, 17 de junho de 2011
CURSO DE ARTÍFICE DA CONSTRUÇÃO CIVIL - PEDREIRO
Informações:
- Curso: Artífice da Construção Civil - Pedreiro
- Carga horária: 160h/a.
- Inscrições abertas na secretaria do CVT de Ipu.
- Horário do curso: Noite
- Requisito para inscrição: Ser alfabetizado, possuir 18 anos ou mais, ter o número de inscrição social – NIS, RG e CPF.
Sera mais uma ação de responsabilidade Social do CVT de Ipu na procura da Mão de Obra qualificada e construir um Brasil rico e sem pobreza.
Maiores informações: (88)3683-3914
quarta-feira, 15 de junho de 2011
CVT INICIA CAPACITAÇÃO DE MECÂNICOS PARA MOTOS EM IPUEIRAS
CVT DE IPU CAPACITA PRODUTORES DE FLORES EM NOVA FÁTIMA MUNICÍPIO DE IPUEIRAS
O CVT de Ipu realizou no período de 30 de maio a 7 de junho em Nova Fátima distrito de Ipueiras o Curso Produtor de Flores. Este curso faz parte de uma demanda de oito cursos que estão sendo realizados em parceria com a Prefeitura Municipal de Ipueiras através da Secretaria de Ação Social e Trabalho com recurso do CRAS. O Curso foi ministrado pelos Professores, Dr. Kairo Araújo e Aragão, Engenheiro Agrônomo do Município de Ipueiras e o Dr. Júlio Cantillo Simanca, Engenheiro Agrônomo, colombiano, consultor e especialista na produção de Rosas. O curso teve momentos relevantes para aquela comunidade.
Dr. Julio foi até Nova Fátima ministrar aula e conhecer a realidade dos futuros produtores de flores e plantas ornamentais. A presença de um Técnico deste nível durante o curso foi muito importante para os cursistas aprender técnicas apuradas e ouvir a historia da produção de rosas no Ceará que se confunde com a própria história do Dr. Júlio, profissional responsável pela implantação desta atividade no Estado. Ele passou o um dia inteiro na comunidade ensinando as técnicas de reprodução de rosas e plantas ornamentais. No término das atividades aconteceu intervenção cultural com o poeta e violeiro “Louro da Viola” na comunidade de Alazans. A culminância do curso se deu com a visita dos cursistas a Empresa pioneira na produção de Rosas no Estado do Ceará a CEAROSA. Os alunos ficaram maravilhados com a forma de produção e comercialização do referido produto. Aprenderam várias técnicas de produção de rosas, compostagem, adubação, controle fitossanitário e o conceito de sustentabilidade.
Dr. Julio durante a visita demonstrou as formas simples que os pequenos produtores podem fazer para produzir rosa ou qualquer outra tipo de planta ornamental. No término da capacitação, em campo aberto, dentro da Fazenda da CEAROSA, se comprometeu em apoiar os futuros produtores de rosas e destacou que uma estufa de pequeno porte pode ser suficiente para o sustento de uma família no campo.
Dr. Antonio Cícero Jerônimo de Sousa Coordenador do CVT indagado por uma estudante sobre o futuro após o curso, ele mencionou que a finalidade da capacitação é, além do aprendizado, despertar o gosto das pessoas pela atividade, e isso pelo que percebemos vocês ficaram maravilhados. A partir de agora, iremos, em parceria com Dr. Júlio (CEAROSA), Dr. Kairo, CVT e Prefeitura Municipal de Ipueiras promover esforços para implantar na Nova Fátima um núcleo de produção de Flores e ornamentais. O CVT estará a disposição dos senhores e das senhoras para implantação desta nova cultura.
A Secretária de Ação Social e Trabalho de Ipueiras, Senhora Maria Oneide Araújo e Aragão, presente no evento citou a vontade do município de implantar projetos desta natureza, e se comprometeu em auxiliar a comunidade na implantação do projeto e que irá junto aos poderes constituídos procurar recursos para consolidação desta atividade. Mais chamou atenção de que só será possível se houver um comprometimento de todos, sem união não iremos a lugar nenhum, e no mesmo instante marcou reunião onde irão discutir o destino e as estratégias para implantação desta nova cultura em Nova Fátima.
Na ocasião visitamos o Sr. Rogério, produtor de Rosas no Distrito de Morrinhos município de Guaraciaba do Norte. Foi lá que constatamos que as declarações do Dr. Julio Cantillo Simanca não são apenas uma teoria, pois a família do Sr. Rogério sobrevive desta atividade. É uma ação de responsabilidade Social do CVT de Ipu na procura da Mão de Obra qualificada e construir um Brasil rico e sem pobreza.
segunda-feira, 6 de junho de 2011
SETUR QUER VALORIZAR DESTINOS TURÍSTICOS DO CEARÁ
Turismo - Setur quer valorizar destinos do Ceará
VERSÃO IMPRESSO
Supermercado vai levar clientes a Paris para conhecer filmagem do "Carros 2"
Bovespa estreia junho com uma queda de 1,87%
Namorados - Comércio espera faturar 15% a mais com a data
Congresso internacional discute em Fortaleza estruturas físicas
Banco Potira vai ser inaugurado nesta quinta-feira, em Caucaia
A Consulta Participativa visa promover um debate em formato de audiência pública que resultará em ações para garantir o envolvimento de diversos segmentos distribuídos em todo destino turístico, de modo que todos os cidadãos participem no planejamento e possam intervir na realidade das localidades envolvidas na ação. Durante as reuniões, além da participação do secretário Bismarck Maia, haverá a apresentação do Projeto de Valorização dos Destinos Turísticos, seguida de debate com o público presente na audiência.
Diferente do processo tradicional de construir planos de ação e projetos de intervenção com base em diagnósticos realizados, exclusivamente, por técnicos e especialistas, a elaboração dos Projetos de Valorização de Destinos Turísticos permitirá a participação dos membros da sociedade local, como empresários e lideranças da região, permitindo diferentes olhares sobre uma mesma realidade, contribuindo para a conscientização e realização de ações específicas para o desenvolvimento do turismo nas localidades em questão.
APROXIMAÇÃO
A atividade resultará na aproximação entre os moradores do destino e seus arredores, reunindo registros de memória das pessoas e grupos sociais, apontando elementos da cultura e da vivência nas localidades onde a consulta será realizada, permitindo, assim, que se construam, posteriormente, releituras coletivas das potencialidades de cada município.
http://www.jusbrasil.com.br/politica/7092715/setur-quer-valorizar-destinos-do-ceara
Extraído de: União dos Vereadores e Câmaras do Ceará - 02 de Junho de 2011
quarta-feira, 25 de maio de 2011
CURSO QUALIDADE NO ATENDIMENTO
Além da área específica, terá noções de gestão e informática.
Carga horária de 60 horas e apenas três dias por semana.
Inscrições no CVT.
Vagas limitadas.
segunda-feira, 23 de maio de 2011
PAÍS SOFRE ESCASSEZ DE MÃO DE OBRA
Falta de mão de obra no País supera média internacional
23/5/2011
Brasil sofre mais do que a maioria dos países para contratar pessoal. Ceará também é afetado pelo problema
São Paulo/Fortaleza O Brasil está na terceira colocação no ranking dos países que mais têm dificuldade em encontrar profissionais qualificados para preencherem vagas disponíveis, superando a média mundial. A constatação é resultado de pesquisa divulgada quinta-feira (19) pela Manpower, empresa que atua na área de recursos humanos. Para o levantamento, foram entrevistados 40 mil empregadores em 39 países. O índice de empresários brasileiros que dizem não conseguir achar no mercado pessoas adequadas para o trabalho é de 57%.
Segundo a Manpower, o Brasil só perdeu para o Japão, com um índice de 80% de queixas dos empresários, e Índia, com 67%. "Mas o caso do Japão é por causa do envelhecimento da população. Já a Índia tem um problema parecido com o do Brasil, que é uma nação em crescimento sem profissionais qualificados. Mesmo assim, os indianos falam mais inglês do que os brasileiros", comenta a executiva de recursos humanos da Manpower, Márcia Almström.
No Ceará
Também evidenciando a necessidade de profissionais, mas em nível menos alarmante do que na média do País, no Ceará, cerca de 24% das vagas ficam ociosas, conforme informações do Sine/IDT (Sistema Nacional de Empregos e Instituto de Desenvolvimento do Trabalho), referentes ao ano passado, quando das 120.439 vagas captadas, 91.616 foram ocupadas por encaminhamentos do órgão.
A média global de empresários que apresentaram queixas sobre a falta de novos talentos ficou em 34%, ou seja, um em cada três empregadores no mundo encontra barreiras para preencher as vagas abertas.
Países desenvolvidos
"Na comparação entre os países, os economicamente desenvolvidos têm menos dificuldades, pois já formaram esses profissionais e como não estão em crescimento, têm baixa demanda por novos talentos", explica a executiva da Manpower.
Em comparação com a pesquisa feita em 2010, o Brasil passou do segundo para o terceiro lugar no ranking deste ano, quando foram entrevistados 876 empregadores no primeiro trimestre. No entanto, Márcia não acredita que houve uma melhora na formação de profissionais brasileiros. "O resultado disso é consequência da piora na Índia, pois não vejo grandes mudanças na educação profissional do brasileiro", avalia.
Principais carências
A pesquisa também detalha para quais funções os empresários têm mais dificuldade em encontrar pessoas qualificadas. Tanto em 2010 quanto agora, os profissionais de nível técnico ficaram no topo dos dez cargos mais difíceis de serem preenchidos. "Por muito tempo o Brasil não privilegiou o ensino técnico e tecnólogo, mas sim o universitário, mas nem sempre de boa qualidade. Essa estagnação reflete neste momento que o País está em crescimento e precisa de gente qualificada para trabalhar", diz Márcia.
Para o professor de economia da Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU), Fábio Pereira de Andrade, houve uma desvalorização do ensino técnico por muitos anos no País.
"Na época de baixo crescimento da economia não havia demanda por esse profissional. Agora não há nem escolas para formar pessoas capacitadas para atender ao mercado de trabalho", analisa o docente.
Engenharia
No segundo lugar entre os profissionais mais requisitados estão os engenheiros, que sofreram a mesma depressão de formação e contratação do que os técnicos. "E por ser um curso caro, poucas universidades têm cursos de engenharia e não conseguem formar a quantidade necessária para atender o mercado", diz Andrade.
Para a executiva da Manpower, o problema de escassez de mão de obra não deve ser superado tão cedo.
"Até vejo movimentos de empresas, que já investem em universidades corporativas, e de escolas que querem ampliar suas vagas, mas também é preciso a participação do poder público para que em conjunto esse problema seja resolvido", afirma. "Senão, vamos continuar importando profissionais de outros países", completa.
Opinião do especialista
Escassez é ´mito´ que pune o trabalhador
Existe muito mito nessa alegação de falta de mão de obra qualificada no mercado de trabalho. É mais uma forma de tentar desqualificar o trabalhador e jogar os salários para baixo. Via de regra, o que temos visto historicamente é o setor produtivo colocar no trabalhador toda a responsabilidade pela falta de mão de obra qualificada. Durante muito tempo o Dieese teve a postura de reclamar pela melhoria da formação de base, enquanto as empresas diziam que quem tinha que regular essa questão era o próprio mercado. O País permaneceu tanto tempo com esse pensamento, de que a responsabilidade pela qualificação era decisão pessoal do trabalhador, que gerou toda essa demanda hoje. Outra coisa interessante é que as categorias das quais mais se reclama atualmente a falta de profissionais qualificados, como a engenharia civil, não conseguem ter seus direitos resguardados. A última vez que os engenheiros civis no Ceará tiveram uma convenção coletiva foi em 2004. Esses profissionais só têm garantido hoje o que reza a lei ou o que uma ou outra empresa queira dar de benefício. Estranhamente se reclama da falta desse profissional, mas há pouco interesse de se estabelecer em convenções coletivas vantagens que possa atrair os trabalhadores para ingressarem nessa profissão. Também causa estranheza que o Ceará tenha a pior remuneração média do Brasil, conforme mostra a Rais. Falar de falta de mão de obra qualificada é uma forma de continuar responsabilizando o trabalhador, de desqualificar o profissional e baixar os salários das categorias. É inadmissível essa desconexão entre desempenho e remuneração dos trabalhadores cearenses.
Reginaldo Aguiar
Supervisor técnico do Dieese
Fonte da informação: www.diariodonordeste.com.br
Enquanto falta mão de obra qualificada, há diminuição de recursos para Educação Profissional e Continuada. Continuamos andando na contra mão do desenvolvimento. Grande parte da população brasileira, principalmente cearense, não teve a oportunidade de ser capacitado profissionalmente na idade certa. Essas pessoas precisam da Educação Profissional e Continuada para poderem entrar no mercado de trabalho cada dia mais exigente e competitivo. Os CVTs exercem papel indispensável na capacitação profissional dos jovens e trabalhadores que não tiveram a oportunidade de fazer um curso técnico ou profissionalizante na idade certa. O CVT de Ipu está a 13 anos contribuindo para evitar o apagão de mão de obra qualificada no país.
Nossa Educação precisa ser melhor planejada. Esse apagão vem sendo anunciado a mais de 10 anos e pouco foi feito para evità-lo.
CVT DE IPU MINISTRA CURSO DE MECÂNICA DE MOTOS NO MUNICÍPIO DE IPUEIRAS-CE
OS CVT's REALIZAM EM MARAGUAPE A FESTA JUNINA
O CVT DE IPU PARTICIPA DO CONGRESSO DE APICULTURA REALIZADO EM ARACAJU/SE.
PROGRAMAÇÃO DE MAIO A JULHO DE 2010.
INCLUSÃO DIGITAL, DIREITO DE TODOS.
CVT REALIZA SONHO
CURSO: MECÂNICA DE MOTOS
PROCESSAMENTO DE CHOCOLATE - CRAS IPUEIRAS
PROCESSAMENTO DE CHOCOLATE
SEMANA DO MEIO AMBIENTE: MANEJO E CONSERVAÇÃO DOS RECURSOS NATURAIS
SEMANA DO MEIO AMBIENTE: SUSTENTABILIDADE
CURSO - ELETRICISTA PREDIAL
CVT DE IPU
HISTÓRICO DO CVT DE IPU
O Presente histórico tem por objetivo
apresentar as principais atividades realizadas por este Centro Vocacional
Tecnológico de Ipu (CVT-IPU) no período de dez anos que deu início a suas
atividades em 24 de agosto de 1998.
Este CVT consta, ademais de Ipu, dos
seguintes municípios em sua área de abrangência: Ipueiras, Nova Russas,
Ararendá, Guaraciaba do Norte, Croatá, Pires Ferreira, Reriutaba, Poranga e
Varjota.
Destaca-se que três deste municípios, inclusive Ipu, constam do
Plano de Desenvolvimento Turístico do Estado do Ceará.
Durante todo este período de agosto de 1998 a dezembro de 2009 tivemos um total de 10.963 participantes nos cursos profissionalizantes do CVT de Ipu.
Onde foram ministrados diversos cursos nas seguintes áreas: Agropecuária, Construção Civil, Indústria, Comércio, Turismo, Meio Ambiente, Recursos Pesqueiros, Gestão, Química e Informática. Também capacitamos com práticas laboratoriais em Biologia, Química, Física e Informática, alunos e professores das escolas públicas e particulares.
Não podemos deixar de informar sobre a parceria entre o CVT e a Prefeitura Municipal de Ipu, que desenvolvem projetos na areia de educação proficional e continuada e na área de saúde. Somente este ano em parceria com o governo do estado está sendo invertido R$ 140.000 para a construção e compra de equipamentos para a sala de video conferência; Temos também uma parceria importante com a Fundação Nacional de Saúde – FUNASA no que tange a um criatório com peixes Tricogaster (Trichogaster trichopterus) para o controle da larva do mosquito da dengue. O CVT de Ipu dispõe também de dois kit do agropecuarista destinados aos criadores de bovinos, ovinos e caprinos onde esses kit são emprestados a todos os agropecuarista do município de Ipu e regiões circunvisinhas.
O CVT de Ipu administra também o Centro Digital do Ceará – CDC do município de Pires Ferreira atendendo durante dois anos de funcionamento um total de 420 alunos.
O CVT de Ipu foi responsável pela coordenação e implantação do projeto de apicultura financiado pelo FECOP nos municípios de: Ipueiras, Reriutaba e contribuiu na implantação do projeto nos municípios de Granja, Mucambo, Graça, Ipaporanga, General Sampaio e Chaval. Sendo um CVT de destaque na área de apicultura. O CVT também dispõe de um kit de extração de mel e um kit para beneficiamento de cera das abelhas destinado a empréstimos aos apicultores do município de Ipu e regiões circunvisinhas que não dispõe destes kit que são essenciais para uma boa produção do seu produto que lhes dão uma boa geração de emprego e renda.