O CVT de Ipu realizou no período de 30 de maio a 7 de junho em Nova Fátima distrito de Ipueiras o Curso Produtor de Flores. Este curso faz parte de uma demanda de oito cursos que estão sendo realizados em parceria com a Prefeitura Municipal de Ipueiras através da Secretaria de Ação Social e Trabalho com recurso do CRAS. O Curso foi ministrado pelos Professores, Dr. Kairo Araújo e Aragão, Engenheiro Agrônomo do Município de Ipueiras e o Dr. Júlio Cantillo Simanca, Engenheiro Agrônomo, colombiano, consultor e especialista na produção de Rosas. O curso teve momentos relevantes para aquela comunidade.
Dr. Julio foi até Nova Fátima ministrar aula e conhecer a realidade dos futuros produtores de flores e plantas ornamentais. A presença de um Técnico deste nível durante o curso foi muito importante para os cursistas aprender técnicas apuradas e ouvir a historia da produção de rosas no Ceará que se confunde com a própria história do Dr. Júlio, profissional responsável pela implantação desta atividade no Estado. Ele passou o um dia inteiro na comunidade ensinando as técnicas de reprodução de rosas e plantas ornamentais. No término das atividades aconteceu intervenção cultural com o poeta e violeiro “Louro da Viola” na comunidade de Alazans. A culminância do curso se deu com a visita dos cursistas a Empresa pioneira na produção de Rosas no Estado do Ceará a CEAROSA. Os alunos ficaram maravilhados com a forma de produção e comercialização do referido produto. Aprenderam várias técnicas de produção de rosas, compostagem, adubação, controle fitossanitário e o conceito de sustentabilidade.
Dr. Julio durante a visita demonstrou as formas simples que os pequenos produtores podem fazer para produzir rosa ou qualquer outra tipo de planta ornamental. No término da capacitação, em campo aberto, dentro da Fazenda da CEAROSA, se comprometeu em apoiar os futuros produtores de rosas e destacou que uma estufa de pequeno porte pode ser suficiente para o sustento de uma família no campo.
Dr. Antonio Cícero Jerônimo de Sousa Coordenador do CVT indagado por uma estudante sobre o futuro após o curso, ele mencionou que a finalidade da capacitação é, além do aprendizado, despertar o gosto das pessoas pela atividade, e isso pelo que percebemos vocês ficaram maravilhados. A partir de agora, iremos, em parceria com Dr. Júlio (CEAROSA), Dr. Kairo, CVT e Prefeitura Municipal de Ipueiras promover esforços para implantar na Nova Fátima um núcleo de produção de Flores e ornamentais. O CVT estará a disposição dos senhores e das senhoras para implantação desta nova cultura.
A Secretária de Ação Social e Trabalho de Ipueiras, Senhora Maria Oneide Araújo e Aragão, presente no evento citou a vontade do município de implantar projetos desta natureza, e se comprometeu em auxiliar a comunidade na implantação do projeto e que irá junto aos poderes constituídos procurar recursos para consolidação desta atividade. Mais chamou atenção de que só será possível se houver um comprometimento de todos, sem união não iremos a lugar nenhum, e no mesmo instante marcou reunião onde irão discutir o destino e as estratégias para implantação desta nova cultura em Nova Fátima.
Na ocasião visitamos o Sr. Rogério, produtor de Rosas no Distrito de Morrinhos município de Guaraciaba do Norte. Foi lá que constatamos que as declarações do Dr. Julio Cantillo Simanca não são apenas uma teoria, pois a família do Sr. Rogério sobrevive desta atividade. É uma ação de responsabilidade Social do CVT de Ipu na procura da Mão de Obra qualificada e construir um Brasil rico e sem pobreza.