A posse da presidente do Instituto Centec, Geórgia Aguiar, foi comemorada na sexta-feira (4 de fevereiro) com um ato ecumênico no pátio da sede com a participação de autoridades, familiares e colaboradores da instituição. Após o ato religioso celebrado pelos reverendos Aurênio Nonato, Edenildo Lopes e Ricardo Regis Bandeira, o secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, René Barreira, e o deputado Ariosto Holanda, manifestaram apoio à nova gestão do Centec.
Geórgia Aguiar declarou em seu discurso – leia a seguir na íntegra – a satisfação de trabalhar sob a liderança do Professor René Barreira e agradeceu ao governador Cid Gomes pela confiança. “Ajudada pelos meus colegas, farei tudo para corresponder à expectativa do governador que, ao depositar sua confiança numa servidora de carreira demonstrou apreço por esta instituição e colocou em evidência seu firme propósito de prestigiá-la”, Veja o discurso na intregra, clicando aqui
René Barreira observou que o Centec constitui referência nacional em educação profissional e mencionou que nos quatros anos à frente da Secitece vários secretários de Estado e o Consecti, o Conselho que congrega os secretários da área, vieram conhecer a instituição. “A nova gestão terá todo o nosso apoio. Esta instituição é fundamental e estratégica para o desenvolvimento do Estado”, afirmou.
O secretário informou que o nome de Geórgia Aguiar, indicado pelo governador Cid, foi acatado pelo Conselho de Administração e aprovado com unanimidade em reunião no dia 31 de janeiro. A solenidade foi prestigiada pelo reitor do IFCE, Cláudio Ricardo Gomes de Lima e pelos ex-presidentes do Centec, Odorico Monteiro, Samuel Brasileiro e Oriá Fernandes e convidados de instituições parceiras.
Conforme René Barreira, o Centec continuará tendo o apoio da Secitece nos novos desafios a enfrentar, como o Centro de Treinamento Técnico do Ceará (CTTC), que recebeu investimento de R$ 7 milhões de emenda do deputado Ariosto e começa em 2012 a preparar a mão de obra básica para os empreendimentos da região do Complexo Industrial e Portuário do Pecém. O secretário destacou também os investimentos das Faculdades de Tecnológia Centec (Fatec) em construção em Itapipoca e em Iguatu, o Centro de Educação a Distância, em fase final de obras em Sobral e a Universidade do Trabalho Digital (UTD).
“Conte comigo em Brasília, trabalhando para viabilizar mais projetos para o Centec”, disse Ariosto Holanda. O deputado mencionou as pessoas que o ajudaram na formatação do projeto da criação do Instituto Centec, os pioneiros dos CVTs, e conclamou os colaboradores a trabalhar com paixão pela instituição. Segundo ele, o ministro da Ciência e Tecnologia (MCT), Aloizio Mercadante, o procurou e disse que quer conhecer os projetos de capacitação profissional e tecnológica do Ceará para adotá-los como referência nacional. Uma equipe do MCT visitará os projetos do Ceará, que em seguida – ficou combinado com o ministro – serão levados para uma exposição em Brasília.
Ariosto disse ter certeza de que Geórgia Aguiar vai contar com o apoio do secretário René e do governador Cid, que conduz o projeto de implantar 120 Escolas de Educação Profissional. O deputado fez menção à importância da extensão tecnológica – e citou o pai da presidente do Centec, José de Almeida Jr., agrônomo aposentado da Ematerce presente com a esposa, Francisca Núbia de Almeida – e enfatizou a importância do Instituto Centec na capacitação tecnológica das micro e pequenas empresas.
http://www.centec.org.br/index.php/noticias/81-ultimas/678-rene-barreira-manifesta-apoio-a-nova-gestao