Já estão abertas as incrições para o curso de Eletricista Predial. O curso iniciará no dia 06 de dezembro de 2010 e será ministrado pelo Professor Francisco Helio Holanda Freitas, Eng. Civil e Especialista em Metodologia de Ensino. O curso será realizado no horário de 18 às 22 horas e terá duração de 60 horas que serão dividas em aulas teóricas e praticas. O futuro começa agora, esteja preparado para as oportunidades.
terça-feira, 30 de novembro de 2010
CVT ABRE INCRIÇÃO PARA O CURSO DE ELETRICISTA PREDIAL
terça-feira, 23 de novembro de 2010
Investigadores transformam água do mar em água potável através de nanotecnologia
Objectivo é criar um dispositivo portátil que possa ser utilizado em situações de emergência
O instrumento agora apresentado funciona mediante um fenómeno conhecido como “polarização por concentração de iões” que acontece quanto uma corrente de iões circula através de um nano-canal que vai seleccionando os iões.
quarta-feira, 17 de novembro de 2010
CVT INICIA CURSO DE CAD - DESENHO ASSISTIDO POR COMPUTADOR
Teve início nesta terça-feira dia 16 de novembro dois cursos de CAD - Desenho Assistido por Computador no CVT de Ipu. Participam desses cursos profissionais de várias áreas do conhecimento: Engenheiros (Civil e Agrônomo), Geólogos, Tecnólogos, Cinegrafistas, Técnicos Agrícolas, Tecnicos em Informática, Professores, Estudantes e outros. As aulas conduzidas pelo Eng. Civil, Francisco Hélio Holanda Freitas e terão duração de 6O horas e serão ofertados nos períodos da tarde e noite.
terça-feira, 16 de novembro de 2010
CVT CAPACITA COMUNIDADE TRADICIONAL EM IPUEIRAS
Eles descendem do Quilombo de Tamboril, segundo nos informou uma das moradoras, Presidente da Associação e fundadora da comunidade, a senhora Maria de Fátima Lima Sousa.
Estiveram presentes no encerramento do curso o Sr. Antônio Cícero Jerônimo de Sousa, coordenador do CVT de Ipu; Isac Fontinele Dias Lima, secretário de ação social; Antonio Lisboa Lima, secretário de agricultura; Magnólia Soares de Menezes, assistente social; Maria de Fátima da Costa, representante do CRAS, o Antônio Ilton Vieira de Sousa, professor e presidente da Associação do Sítio Barro Vermelho; os alunos do Sitio Trombeta, Barro Vermelho e Coité.
A Professora Lúcia do CVT de Maranguape foi a instrutora do curso. Ela ficou comovida com a dificuldade que ainda passa essa comunidade. Segunda ela é difícil o trabalho coletivo em virtude da falta de atividade que envolva os moradores. Temos que envolvê-los para que eles venham trabalhar em grupo. Segundo a Maria de Fátima, representante do CRAS, a Prefeitura também já reconheceu a comunidade, tanto é verdade que está tentando resgatar sua cultura, costumes e tradições inclusive através da culinária. O secretario de Ação Social o Sr. Isac Fontinele se compromoteu que em breve visitará todas casas dos Quilombolas para identificar a real situação que passa esta população. O coordeandor do CVT de Ipu se propós em ajudar a comunidade com capacitação profissional e apoio na elaboração projetos para captação de recursos que venham melhorar o nivel de vidade dessa comunidade que muitas vezes se envergonha de contar sua própria História.
quinta-feira, 11 de novembro de 2010
INSTITUIÇÕES RESPONSÁVEIS PELA REALIZAÇÃO DA II SEMANA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA IBIAPABA
terça-feira, 9 de novembro de 2010
CVT realizará Curso de CAD
IPUEIRAS: O GRANDE PARCEIRO DO CVT DE IPU
quarta-feira, 3 de novembro de 2010
II SEMANA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA IBIAPABA
Recepção: CVT de Ipu
Pórtico da Feira: Praça Delmiro Gouveia
Sustentável do Turismo na Ibiapaba.
CVT de Ipu: Palestra sobre Edicação Profissional.
CVT de Ipu: Mini curso
Feira de C&T: Sala de Ciêncas do SESC
A II Semana de Ciência e Tecnologia da Ibiapaba balizou uma vitrine para região da Ibiapaba, local carente de eventos na área de Ciência e Tecnologia. Durante a abertura oficial contamos com as presenças de Dr. Luiz de Gonzaga Timbó, Vive Prefeito; Antonio Cícero Jerônimo de Sousa, Coordenador do CVT de Ipu; Manuel Francisco Pereira dos Santos, Gerente da Caixa Econômica Federal – Agencia de Ipu; Lucileide Lourenço de Oliveira - Analista SEBRAE agencia Ipu; Pedro Josino Pontes, Secretário de Administração; Antonio Milton Pereira, Secretario de Infra estrutura; Antonio Marinho de Melo Filho, Sub-secretário de Transporte, além de estudantes, micro e pequenos empresários e professores. Após o pronunciamento das autoridades enfocando a importância do evento foi realizado um Seminário com o tema “Desenvolvimento Sustentável” enfocando o desenvolvimento sustentável da Ibiapaba. A palestra foi conduzida pelo Prof. Pedro Fernandes de Queiroz, Mestre em Sociologia pela Universidade Federal da Paraíba e Prof. Titular da Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA.
No dia 20 de outubro durante todo dia foram realizadas aulas práticas e visitas aos laboratórios do CVT de Ipu e a noite a partir das 19 horas foi realizada a palestra “Desenvolvimento Sustentável do Turismo na Ibiapaba” proferida pelo Dr. Vinícius Marrocos Aragão – arquiteto do projeto Parque Ecológico das Águas do Ipuçaba, que será o maior equipamento turístico da região norte do Ceará.
Dia 21 durante o período da manhã foram realizadas aulas práticas e visitas aos laboratórios do CVT de Ipu e a tarde foram realizados dois mini cursos: Sala A - Primeiro Passo da Tecnologia, ministrado pelo Tecnólogo em saneamento ambiental, João Alberto Araujo Gomes do Vale; Sala B - mini curso Manipulação de Alimento ministrado pelo Tecnólogo em Tecnologia de Alimento, Rárisson Ramon Nascimento Alves e a noite a partir das 19 horas foi realizada uma conferência com o tema “Sustentabilidade do Planeta”. Fizeram parte da mesa a Vânisse Borges de Matos (Gerente da Área de Proteção Ambiental (APA) da Bica do Ipu), João Alberto Araujo Gomes do Vale, Tecnólogo em Saneamento Ambiental e Professor do CVT de Ipu, Francisco das Chagas Lira, Técnico da FUNASA e Sub-secretario do Meio Ambiente de Ipu, Antonio Cícero Jerônimo de Sousa, Coordenador do CENTEC/CVT de Ipu e Secretario de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico.
Todos os eventos contaram com as presenças de varias autoridades municipais, professores, estudantes e micro e pequenos empresários que valorizaram o evento pelo conteúdo programático.
No dia 23 de outubro realizou-se a II Freira de Ciências e Tecnologia da Ibiapaba – “Inovação, Empreendedorismo e Desenvolvimento Sustentável” que contou com a participação de 20 Empresas e 11 Instituições de Ensino e aproximadamente de três mil pessoas, incluindo, representantes das escolas da rede pública e particular, universitários e outros (empreendedores, micro e pequenos empresários).
O encerramento culminou, com a entrega dos certificados, divulgação dos projetos premiados e uma diversificada programação cultural. A premiação consistiu de medalha e Pen Drive para o segundo lugar, e medalha, troféu e celular para o primeiro lugar.
A II SEMANA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA IBIAPABA superou todas as expectativas. O show de encerramento realizado na Praça Delmiro Gouveia no Centro de Ipu, contou com a participação de aproximadamente três mil pessoas.
CVT DE IPU MINISTRA CURSO DE MECÂNICA DE MOTOS NO MUNICÍPIO DE IPUEIRAS-CE
OS CVT's REALIZAM EM MARAGUAPE A FESTA JUNINA
O CVT DE IPU PARTICIPA DO CONGRESSO DE APICULTURA REALIZADO EM ARACAJU/SE.
PROGRAMAÇÃO DE MAIO A JULHO DE 2010.
INCLUSÃO DIGITAL, DIREITO DE TODOS.
CVT REALIZA SONHO
CURSO: MECÂNICA DE MOTOS
PROCESSAMENTO DE CHOCOLATE - CRAS IPUEIRAS
PROCESSAMENTO DE CHOCOLATE
SEMANA DO MEIO AMBIENTE: MANEJO E CONSERVAÇÃO DOS RECURSOS NATURAIS
SEMANA DO MEIO AMBIENTE: SUSTENTABILIDADE
CURSO - ELETRICISTA PREDIAL
CVT DE IPU
HISTÓRICO DO CVT DE IPU
O Presente histórico tem por objetivo
apresentar as principais atividades realizadas por este Centro Vocacional
Tecnológico de Ipu (CVT-IPU) no período de dez anos que deu início a suas
atividades em 24 de agosto de 1998.
Este CVT consta, ademais de Ipu, dos
seguintes municípios em sua área de abrangência: Ipueiras, Nova Russas,
Ararendá, Guaraciaba do Norte, Croatá, Pires Ferreira, Reriutaba, Poranga e
Varjota.
Destaca-se que três deste municípios, inclusive Ipu, constam do
Plano de Desenvolvimento Turístico do Estado do Ceará.
Durante todo este período de agosto de 1998 a dezembro de 2009 tivemos um total de 10.963 participantes nos cursos profissionalizantes do CVT de Ipu.
Onde foram ministrados diversos cursos nas seguintes áreas: Agropecuária, Construção Civil, Indústria, Comércio, Turismo, Meio Ambiente, Recursos Pesqueiros, Gestão, Química e Informática. Também capacitamos com práticas laboratoriais em Biologia, Química, Física e Informática, alunos e professores das escolas públicas e particulares.
Não podemos deixar de informar sobre a parceria entre o CVT e a Prefeitura Municipal de Ipu, que desenvolvem projetos na areia de educação proficional e continuada e na área de saúde. Somente este ano em parceria com o governo do estado está sendo invertido R$ 140.000 para a construção e compra de equipamentos para a sala de video conferência; Temos também uma parceria importante com a Fundação Nacional de Saúde – FUNASA no que tange a um criatório com peixes Tricogaster (Trichogaster trichopterus) para o controle da larva do mosquito da dengue. O CVT de Ipu dispõe também de dois kit do agropecuarista destinados aos criadores de bovinos, ovinos e caprinos onde esses kit são emprestados a todos os agropecuarista do município de Ipu e regiões circunvisinhas.
O CVT de Ipu administra também o Centro Digital do Ceará – CDC do município de Pires Ferreira atendendo durante dois anos de funcionamento um total de 420 alunos.
O CVT de Ipu foi responsável pela coordenação e implantação do projeto de apicultura financiado pelo FECOP nos municípios de: Ipueiras, Reriutaba e contribuiu na implantação do projeto nos municípios de Granja, Mucambo, Graça, Ipaporanga, General Sampaio e Chaval. Sendo um CVT de destaque na área de apicultura. O CVT também dispõe de um kit de extração de mel e um kit para beneficiamento de cera das abelhas destinado a empréstimos aos apicultores do município de Ipu e regiões circunvisinhas que não dispõe destes kit que são essenciais para uma boa produção do seu produto que lhes dão uma boa geração de emprego e renda.